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O VINHO NOS TEMPOS DO NOVO TES
O VINHO NOS TEMPOS DO NOVO TES

O VINHO NOS TEMPOS DO NOVO TESTAMENTO (2)
Jo 2.11 “Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da
Galiléia e manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram
nele.”
Conjuntamente com este estudo, o leitor deve ler O VINHO NOS TEMPOS DO NOVO
TESTAMENTO (1).
O VINHO: MISTURADO OU INTEGRAL? Os dados históricos sobre o preparo e uso do
vinho pelos judeus e por outras nações no mundo bíblico mostram que o vinho era: (a)
freqüentemente não fermentado; e (b) em geral misturado com água. O estudo anterior O
VINHO NOS TEMPOS DO NOVO TESTAMENTO, aborda um dos processos usados para
manter o suco da uva fresco em estado doce e sem fermentação. O presente estudo menciona
dois outros processos de preparação da uva para posteriormente ser misturada com água.
(1) Um dos métodos era desidratar as uvas, borrifá-las com azeite para mantê-las úmidas e
guardá-las em jarras de cerâmica (Enciclopédia Bíblica Ilustrada de Zondervan, V. 882; ver
também Columella, Sobre a Agricultura 12.44.1-8). Em qualquer ocasião, podia-se fazer uma
bebida muito doce de uvas assim conservadas. Punha-se-lhes água e deixava-as de molho ou na
fervura. Políbio afirmou que as mulheres romanas podiam beber desse tipo de refresco de uva,
mas que eram proibidas de beber vinho fermentado (ver Políbio, Fragmentos, 6.4; cf. Plínio,
História Natural, 14.11.81).
(2) Outro método era ferver suco de uva fresco até se tornar em pasta ou xarope grosso (mel de
uvas); este processo deixava-o em condições de ser armazenado, ficando isento de qualquer
propriedade inebriante por causa da alta concentração de açúcar, e conservava a sua doçura (ver
Columella, Sobre a Agricultura, 12.19.1-6; 20.1-8; Plínio, História Natural, 14.11.80). Essa
pasta ficava armazenada em jarras grandes ou odres. Podia ser usada como geléia para passar no
pão, ou dissolvida em água para voltar ao estado de suco de uva (Enciclopédia Bíblica Ilustrada,
de Zondervan, V. 882-884). É provável que a uva fosse muito cultivada para produção de
açúcar. O suco extraído no lagar era engrossado pela fervura até tornar-se em líquido conhecido
como “mel de uvas” (Enciclopédia Geral Internacional da Bíblia, V. 3050). Referências ao mel
na Bíblia freqüentemente indicam o mel de uva (chamado debash pelos judeus), em vez do mel
de abelha.
(3) A água, portanto, pode ser adicionada a uvas desidratadas, ao xarope de uvas e ao vinho
fermentado. Autores gregos e romanos citavam várias proporções de mistura adotadas. Homero
(Odisséia, IX 208ss.) menciona uma proporção de vinte partes de água para uma parte de vinho.
Plutarco (Symposíacas, III.ix) declara: “Chamamos vinho diluído, embora o maior componente
seja a água”. Plínio (História Natural, XIV.6.54) menciona uma proporção de oito partes de água
para uma de vinho.
(4) Entre os judeus dos tempos bíblicos, os costumes sociais e religiosos não permitiam o uso de

vinho puro, fermentado ou não. O Talmude (uma obra judaica que trata das tradições do
judaísmo entre 200 a.C. e 200 d.C.) fala, em vários trechos, da mistura de água com vinho (e.g.,
Shabbath 77a; Pesahim 1086). Certos rabinos insistiam que, se o vinho fermentado não fosse
misturado com três partes de água, não podia ser abençoado e contaminaria quem o bebesse.
Outros rabinos exigiam dez partes de água no vinho fermentado para poder ser consumido.
(5) Um texto interessante temos no livro de Apocalipse, quando um anjo, falando do “vinho da
ira de Deus”, declara que ele será “não misturado”, i.e., totalmente puro (Ap 14.10). Foi assim
expresso porque os leitores da época entendiam que as bebidas derivadas de uvas eram
misturadas com água (ver Jo 2.3 notas).
Em resumo, o tipo de vinho usado pelos judeus nos dias da Bíblia não era idêntico ao de hoje.
Tratava-se de (a) suco de uva recém-espremido; (b) suco de uva assim conservado; (c) suco
obtido de uva tipo passas; (d) vinho de uva feito do seu xarope, misturado com água; e (e) vinho
velho, fermentado ou não, diluído em água, numa proporção de até 20 para 1. Se o vinho
fermentado fosse servido não diluído, isso era considerado indelicadeza, contaminação e não
podia ser abençoado pelos rabinos. À luz desses fatos, é ilícita a prática corrente de ingestão de
bebidas alcoólicas com base no uso do “vinho” pelos judeus dos tempos bíblicos. Além disso,
os cristãos dos dias bíblicos eram mais cautelosos do que os judeus quanto ao uso do vinho (ver
Rm 14.21 nota; 1Ts 5.6 nota; 1Tm 3.3 nota; Tt 2.2 nota).
A GLÓRIA DE JESUS MANIFESTA ATRAVÉS DO VINHO. Em Jo 2, vemos que Jesus
transformou água em “vinho” nas bodas de Caná. Que tipo de vinho era esse? Conforme já
vimos, podia ser fermentado ou não, concentrado ou diluído. A resposta deve ser determinada
pelos fatos contextuais e pela probabilidade moral. A posição desta Bíblia de Estudo é que Jesus
fez vinho (oinos) suco de uva integral e sem fermentação. Os dados que se seguem apresentam
fortes razões para rejeição da opinião de que Jesus fez vinho embriagante.
(1) O objetivo primordial desse milagre foi manifestar a sua glória (2.11), de modo a despertar
fé pessoal e a confiança em Jesus como o Filho de Deus, santo e justo, que veio salvar o seu
povo do pecado (2.11; cf. Mt 1.21). Sugerir que Cristo manifestou a sua divindade como o Filho
Unigênito do Pai (1.14), mediante a criação milagrosa de inúmeros litros de vinho embriagante
para uma festa de bebedeiras (2.10 nota; onde subentende-se que os convidados já tinham
bebido muito), e que tal milagre era extremamente importante para sua missão messiânica,
requer um grau de desrespeito, e poucos se atreviriam a tanto. Será, porém, um testemunho da
honra de Deus, e da honra e glória de Cristo, crer que Ele criou sobrenaturalmente o mesmo
suco de uva que Deus produz anualmente através da ordem natural criada (ver 2.3 nota).
Portanto, esse milagre destaca a soberania de Deus no mundo natural, tornando-se um símbolo
de Cristo para transformar espiritualmente pecadores em filhos de Deus (3.1-15). Devido a esse
milagre, vemos a glória de Cristo “como a glória do Unigênito do Pai” (1.14; cf. 2.11).
(2) Contraria a revelação bíblica quanto a perfeita obediência de Cristo a seu Pai celestial (cf.
4.34; Fp 2.8,9) supor que Ele desobedeceu ao mandamento moral do Pai: “Não olhes para o
vinho, quando se mostra vermelho... e se escoa suavemente”, i.e., quando é fermentado (Pv
23.31). Cristo por certo sancionou os textos bíblicos que condenam o vinho embriagante como
escarnecedor e alvoroçador (Pv 20.1), bem como as palavras de Hc 2.15: “Ai daquele que dá de
beber ao seu companheiro!... e o embebedas” (cf. Lv 10.8-11; Pv 31.4-7; Is 28.7; Rm 14.21).
(3) Note, ainda, o seguinte testemunho da medicina moderna. (a) Os maiores médicos
especialistas atuais em defeitos congênitos citam evidências comprovadas de que o consumo

moderado de álcool danifica o sistema reprodutivo das mulheres jovens, provocando abortos e
nascimentos de bebês com defeitos mentais e físicos incuráveis. Autoridades mundialmente
conhecidas em embriologia precoce afirmam que as mulheres que bebem até mesmo
quantidades moderadas de álcool, próximo ao tempo da concepção (c. 48 horas), podem lesar os
cromossomos de um óvulo em fase de liberação, e daí causar sérios distúrbios no
desenvolvimento mental e físico do nenê. (b) Seria teologicamente absurdo afirmar que Jesus
haja servido bebidas alcoólicas, contribuindo para o seu uso. Afirmar que Ele não sabia dos
terríveis efeitos em potencial que as bebidas inebriantes têm sobre os nascituros é questionar sua
divindade, sabedoria e discernimento entre o bem e o mal. Afirmar que Ele sabia dos danos em
potencial e dos resultados deformadores do álcool, e que, mesmo assim, promoveu e fomentou
seu uso, é lançar dúvidas sobre a sua bondade, compaixão e seu amor.
A única conclusão racional, bíblica e teológica acertada é que o vinho que Cristo fez nas bodas,
a fim de manifestar a sua glória, foi o suco puro e doce de uva, e não fermentado.

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